Ensaios

  • IPCA: Série histórica, Gráficos e Conceito
    IPCA: Série histórica, Gráficos e Conceito O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um dos Índices econômicos mais importantes do Brasil, pois é adotado como índice oficial […]
  • Construção modular off-site – Por quê?
    Por que construir fora do local final de uso? Porque a vida é agora e não temos tempo a perder! Veremos ao longo desse ensaio que o tempo é o principal apelo da construção modular offsite no mundo. Além disso também é abordado os benefícios e barreiras do métodos construtivo.
  • Pandemia x Economia: Desempenho de 50 países em 2020
    Será mesmo que são duas faces da mesma moeda? Que se trata de uma escolha de Sofia? Nesse estudo correlacionamos os resultados de 50 países no campo econômico e de saúde pública.
  • A Sociedade de Propósito específico no âmbito das PPPs e Concessões
    A SPE é um forma de organização empresaria com objetivo específico. No âmbito das PPPs ela proporciona alguns benefícios. Sua prática também é recomendada para contratos de Concessão comum.
  • Comprometimento da RCL com PPPs nas 10 maiores capitais
    Um apanhado sobre os limites de comprometimento da RCL com PPPs e levantamento do nível de comprometimento das 10 maiores capitais brasileiras.
  • SELIC x IPCA x Dólar – Série histórica e conexões
    Uma abordagem sobre a correlação da Taxa SELIC, IPCA (inflação) e dólar (câmbio). Discussão sobre os rumos desses indicadores e a série histórica dos últimos 20 anos.
  • Imposto de renda daytrade sobre ações – Como calcular
    Muitas pessoas fazem operações daytrade desconhecendo sobre a tributação desse tipo de negócio. Como consequência, elas ficam com as contas pendentes com o leão, com futura incidência de multa. Nesse texto você aprenderá a calcular o imposto de renda daytrade sobre ações.
  • A criação da previdência privada moderna
    A criação da previdência privada moderna ocorreu na Grã-Bretanha no século XVIII. Naquela oportunidade foi criada uma solução de renda para as viúvas dos pastores presbiterianos escoceses, que acabou se tornando a base de diversos produtos de seguridade baseados na Ciência Atuarial.
  • Produção de lixo no Brasil – Dados gerais
    A produção de lixo no Brasil é de 79 milhões de toneladas de lixo por ano. Essa quantidade é 20% maior que 10 anos atrás. Conheça os principais números sobre a gestão de resíduos sólidos no Brasil.
  • Imposto de renda sobre ações – Como calcular
    Muitas pessoas iniciam a negociar ações sabendo praticamente nada sobre a tributação desse tipo de operação. Como consequência, muitas ficam com as contas pendentes com o leão sem conhecimento. Nesse texto você aprenderá a calcular o imposto de renda sobre ações devido à receita federal.
  • Vacina contra coronavírus – Primeiros resultados
    Três meses após a aplicação das primeiras doses da vacina contra coronavírus já é possível avaliar os primeiros resultados. Alguns países já possuem mais de 10% da população imunizada e o número continua crescendo a cada dia.
  • Como investir em ações – mercado à vista
    A negociação de ações no mercado à vista é uma das modalidades de investimento em renda variável. À primeira vista, investir em ações parece um processo complicado, mas a operacionalização em si é simples. Nesse texto você aprenderá rapidamente o conteúdo básico que já vai permitir você investir em açõe
  • PPP Econômica x PPP Social – O que são e quais suas diferenças
    A diferença entre PPP Econômica e Social está baseada na natureza dos seus serviços. As econômicas estão relacionadas com serviços de natureza comercial enquanto as sociais geralmente são atividades que por si só não geram receita.
  • O que é o FGC?
    O FGC é um fundo destinado a garantir investimentos específicos de renda fixa, como CDB, LCI, LCA e poupança. Atualmente esse fundo cobre R$ 250 mil reais por CPF e contribui para a segurança dos investimentos.
  • Como investir na bolsa de valores – Introdução ao universo da renda variável
    Você já investe na bolsa? Muitos amigos me perguntam quais são os passos para investir na bolsa de valores (B3). Antes de entender como operar, o primeiro passo é aprender sobre o universo da renda variável. Pode parecer complexo, mas talvez seja mais simples do que parece.
  • O avanço do uso de lenha para cozinhar e seus riscos
    A avanço do uso da lenha no Brasil devido a pandemia do coronavirus e os riscos desse método para a saúde dos usuários.
  • Títulos prefixados e pós-fixados: conceito e impactos nos seus investimentos
    Qual a diferença entre títulos prefixados e pós-fixados de renda fixa? A resposta parece óbvia: o momento em que é conhecida a remuneração efetiva. Apesar disso, boa parte dos investidores não entendem quais impactos que cada uma das opções pode exercer sobre seus investimentos, os seus riscos e como escolher a melhor opção.
  • O que é meio ambiente?
    Apesar de parecer ter uma resposta simples e de amplo conhecimento, a verdade é que o conceito de meio ambiente pode ser entendido de diversas maneiras. Para a maioria das pessoas, as primeiras associações ao termo remetem à flora, fauna, água, solo e ar.
  • Dimensionamento de Indicadores de Desempenho em Concessões e PPPs
    A avaliação de desempenho é parte vital de um contrato de concessão ou PPP. Através dela que é possível avaliar a qualidade do serviço e criar incentivos adequados para sua prestação com excelência. Apesar disso, qual é o caminho ideal para seguir no dimensionamento de indicadores de desempenho que permitirá essa avaliação? Como evitar que os incentivos não se tornem desincentivos?
  • Você sabe como e onde surgiram os termos “direita” e “esquerda”?
    A origem dos termos “direita” e “esquerda” é do período da Revolução Francesa, no final do século XVIII na França. As expressões são bastante conhecidas para definir posições políticas até hoje. Esse texto explica como isso ocorreu.
  • A alocação de riscos em PPP
    A repartição de riscos em Parcerias Público-Privadas (PPPs) está prevista na Lei 11.079/2004. Como regra geral de estruturação de projetos de PPPs, cada um dos riscos identificados deve ser alocado à parte que melhor poder gerencia-lo. Essa afirmativa é quase um mantra no setor, entretanto não tem a audácia de tentar simplificar essa tarefa nada trivial.
  • O natal que parou uma guerra!
    O ano era 1914, início da primeira guerra mundial. Existia uma forte expectativa que as batalhas que explodiram na Europa naquele ano fossem acabar rapidamente, antes mesmo do natal. Apesar disso, o que pareciam mais alguns conflitos semelhantes aos que ocorreram no século XIX, se transformou na primeira grande guerra.
  • Você conhece os produtos e oportunidades da renda fixa?
    Esse texto traz os principais produtos de investimento em renda fixa, como o CDB, LCI, LCA, Debêntures, Fundos de Investimento, entre outros.
  • Como funciona a avaliação de desempenho em Concessões e PPPs?
    A avaliação de desempenho em Concessões e PPPs é fundamental para o bom desempenho dos contrato. Isso porque estes contratos são, por natureza, movidos por incentivos. A estrutura dessa modalidade de contratação deve priorizar a criação destes incentivos para uma prestação de excelência com utilização racional de recursos.
  • A geração de energia elétrica no Brasil é limpa?
    A geração de energia limpa no Brasil é destaque no cenário mundial. Nesse texto são apresentados os principais números de emissões no Brasil, China, EUA e União Europeia.
  • Qual a diferença entre PPP e concessão?
    A diferença entre PPP e concessão no Brasil nasce da existência de duas leis distintas. A 8.987 trata sobre concessões comuns, enquanto a 11.079 de concessões administrativas e patrocinadas (PPPs).
  • Qual o melhor índice para medir o desenvolvimento de um país?
    O índice de desenvolvimento humano (IDH) na maioria das vezes é a nossa primeira respostas. Apesar disso, existem outros índices que podem cumprir essa tarefa de uma forma diferente.
  • O que é Parceria Público Privada (PPP)?
    Parceria Público-Privada em sentido amplo pode ser definida como um método de contratação para entrega de ativos e serviços públicos. Essa é uma das formas que o estado possui para cumprir diversas de suas obrigações com o apoio do setor privado. Sendo assim, consideramos a existência de dois atores principais, o ente público (concedente ou contratante) e o ente privado (contratado).

Rolar para o topo