Intercâmbio em Malta

Já pensou em aprender inglês, imergir em uma nova cultura e ainda de quebra curtir praias paradisíacas sem burocracia a um custo acessível? Já pode parar de pensar, porque isso tudo existe e é possível! Estamos falando de Intercâmbio em Malta para estudar a língua inglesa.

Como funciona o Intercâmbio em Malta

Existem muitas escolas especializadas no ensino do idioma inglês. Uma boa parte delas está localizada em St. Julian’s, que é a região onde se concentra a maioria dos estudantes.

Geralmente, o período mínimo dos cursos ofertados é de 2 semanas. Apesar de muitos estudantes realizarem “cursos de verão” as escolas também possuem programas mais longos (2 meses ou mais) para você alcançar a fluência.

Muitas dessas escolas também possuem pacotes com hospedagem, que podem ser quartos, apartamentos compartilhados ou casas de famílias (para menores de 18 anos). Isso é bastante útil, pois o valor não é extorsivo e você consegue resolver tudo com apenas uma instituição.

Antes de iniciar as aulas, as escolas fazem um teste de nivelamento para definir em qual nível você irá estudar. São 6 níveis possíveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2, na sequência do mais básico ao mais avançado.

Barreira do idioma

Uma das principais diferenças entre um intercâmbio em um país de língua inglesa e uma escola de inglês no Brasil é obviamente a sua imersão na língua. Então esse é o principal motivo para você ir estudar inglês em outro país: usar o idioma para absolutamente tudo no seu dia-a-dia.

Quando cheguei em Malta pela primeira vez tinha na bagagem 2 anos de curso de inglês no Brasil e aquele “lero-lero” dos tempos de escola. Sabia falar o mínimo pra não passar fome e ler suficientemente bem para me localizar.

Apesar disso, o idioma não chegou a ser uma barreira para “sobreviver” nem para me integrar com as pessoas da escola, afinal, todos estavam lá aprendendo.

Já em 2023 conhecia muito melhor a língua inglesa, falando de forma já fluente, embora cometendo erros naturais de quem não é nativo ou domina totalmente uma segunda língua. Ainda assim, a evolução continua acontecendo muito rápido, principalmente pelo ganho diário de confiança.

Quando Fazer um Intercâmbio em Malta

Se você está planejando algo curto, como 2 a 8 semanas, a melhor época para ir é, sem dúvidas, no verão europeu. Ou seja, nos meses de junho, julho e agosto. Embora as coisas fiquem um pouco mais caras (não muito) nessa época, valerá muito mais a pena, visto que os principais atrativos de Malta estão relacionados às praias e ao mar.

Visto de estudante

Para brasileiros que ficam até 90 dias na Europa não é necessário visto, logo, você poderá ir como turista. Se você planeja uma estadia mais longa, as escolas costumam resolver toda a burocracia do visto de estudante.

Sobre Malta

A ilha de Malta foi por muitos séculos território extremamente estratégico, dada sua localização no mar mediterrâneo.

Entre 1814 e 1964 a ilha era uma colônia do império britânico, e por esse motivo o inglês é a língua oficial do país, juntamente com o maltês. Atualmente, boa parte dos habitantes falam o inglês fluentemente.

A população de Malta é de aproximadamente 500 mil habitantes, mas no verão esse número aumenta bastante, pois essa ilha no mediterrâneo é um importante destino turístico na Europa. Além disso, Malta possui importantes benefícios tributários que atrai milionários e também muitas empresas de jogos de azar (casinos online).

Na parte da geografia, embora todos falem “a ilha de Malta”, o território é composto por 3 ilhas: Malta, Gozo e Comino.

Mapa de Malta
  • Malta: a principal ilha, localizada ao Sul, com maior extensão territorial e também o local mais desenvolvido.
  • Gozo: essa ilha fica localizada ao Norte e podemos considerar que é a parte “mais raiz” de Malta.
  • Comino: localizada entre as Malta e Gozo, Comino possui apenas 3,5km² (algo como 350 campos de futebol). Embora Malta possua diversos lugares paradisíacos, sem dúvidas Comino é um “paraíso superior”. O local já foi cena de muitos filmes, por exemplo Gladiador. É o tipo de lugar que é melhor do que as fotos… e olha as fotos:
Blue Lagoon

Custo de vida em Malta

Para padrões europeus é razoavelmente barato. Muito inferior a países como Alemanha, França e Itália. Obviamente, é um pouco mais caro que alguns países do leste europeu como Letônia e também dos Balcãs.

Em termos comparativos, acredito que Malta possua um custo médio geral similar a Praga, na República Tcheca.

Para fins de exemplo, alguns custos da ilha:

  • Almoço/Jantar médio: € 12 a 25
  • Café da manhã: € 6 a 12

Eficiência do Intercâmbio em Malta

Absurda! Essa é a resposta. Minha fluência na língua inglesa é dividida em antes e depois de Malta. Lá, você falará inglês para tudo (escola, transporte, alimentação, festas, rolês e perrengues, etc.). É incrível como a imersão no idioma proporciona resultados excelentes em pouquíssimo tempo. Recomendo muito o intercâmbio em Malta para quem deseja melhorar a fluência no idioma.

Estude em Malta! Descubra mais aqui!

Quer saber mais sobre intercâmbio para estudar inglês em Malta?

Preencha seu Nome e Whatsapp abaixo para trocarmos uma ideia sobre a experiência e ter acesso aos preços do curso e de estadia, ou ainda entre em contato pela página de contato.

  •  

Deixe um comentário