recieri.com

Qual o melhor índice para medir o desenvolvimento de um país?

Índice é uma relação entre valores de qualquer medida. Por definição são adimensionais e expressam uma relação. Resumem uma comparação em apenas um número: o próprio índice.

São ferramentas importantes nas ações de controle e monitoramento. A necessidade de avaliar é uma premissa do processo de melhoria contínua. Somente é possível identificar se as ações adotadas são positivas, se houver um indicador capaz de demonstrar o nível de evolução dos resultados. Toda decisão baseada em subsídios que contenham carga de experiência (acertos e erros) ampliam significativamente a qualidade dos resultados. Além destes aspectos, os índices ainda expressam sinteticamente o panorama, o estado da arte que algo se encontra.

Em matéria de desenvolvimento, o Brasil está listado, entre outros, em três importantes índices mundiais: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice para uma Vida Melhor e o Índice de Progresso Social.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O IDH faz parte do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, é o mais conhecido e difundido dos três, em especial por ser o mais antigo deles, com 30 anos de história (publicado anualmente desde 1990). Este índice contempla praticamente todos os países do mundo. Seu foco principal é direcionado para renda, saúde e educação. No ano de 2019 o Brasil ficou 84º lugar entre 189 país, alcançando o índice de 0,765, que está classificado como alto (dezembro/2020).

Índice para uma Vida Melhor

O Índice para uma Vida Melhor (Better Life Index), abrange 11 aspectos, dentre eles, Satisfação Pessoal, Engajamento Cívico e uma relação entre Vida e Trabalho, indicadores mais subjetivos que aqueles contemplados pelo IDH. Criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômica (OCDE), esse índice compreende 40 países e possui a premissa que questões econômicas não são fatores únicos para definição de desenvolvimento.

O mais interessante é o fato do usuário poder criar suas próprias ponderações relacionando aquilo que entende como mais importante. Este índice busca iniciar um debate entre os cidadãos de várias nações e ser uma fonte de informações sobre o processo de desenvolvimento das políticas que norteiam tudo aquilo que é importante para as pessoas. O Brasil se destaca no quesito engajamento cívico, enquanto está entre as últimas colocações em renda, empregos, escolaridade e segurança. Este é um dos poucos índices que possuem a componente meio ambiente de forma direta. Acesse http://www.oecdbetterlifeindex.org/pt e calcule o índice com sua percepção do que é mais importante.

Índice de Progresso Social

Por último, provavelmente o mais completo de todos, o Índice de Progresso Social (SPI) iniciado em 2014, alcançou 149 países no ano de 2019, abrangendo praticamente toda população mundial. O SPI possui grande quantidade de indicadores, divididos em 3 grandes grupos: Necessidades Humanas Básicas, Bem-Estar e Oportunidades. Inova ao contemplar assuntos como Liberdades Individuais e Inclusão. Trata-se de uma nova visão sobre o desenvolvimento social das nações e revela dados que não aparecem nos índices tradicionais. Em 2019 o Brasil alcançou a 49º posição, a frente de alguns pares na américa latina como Colômbia e Peru e outros que alcançaram IDH Muito Alto em 2019, como Emirados Árabes Unidos e Rússia.

Palavras finais

Definir o melhor índice ou que se aproxima mais da realidade é tarefa muito difícil e talvez desnecessária. A pluralidade de conceitos sobre quais aspectos são os mais importantes contribuem positivamente para definir um panorama do grau de desenvolvimento de cada país. Além disso, evidentemente, deve-se monitorar os resultados utilizando gama diversificada de informações e adotar políticas públicas que contribuam para a melhoria do desenvolvimento das nações.

Para saber mais:

why nations fail

Deixe um comentário