Direita e Esquerda: Origem Política

A origem dos termos “direita” e “esquerda” é do período da Revolução Francesa, no final do século XVIII. As expressões são bastante conhecidas para definir posições políticas até hoje.

Contexto histórico

Naquela época a França era estratificada em 3 grupos, ou “três estados”. O primeiro estado era o Clero, que possuía o domínio religioso e parte significativa das terras francesas. O segundo era a nobreza, relacionada aos governantes, os quais eram aliados ao clero. O terceiro, mais numeroso, representava a maior parte da população, denominado de “terceiro estado”.

Esse terceiro estado era subdivido em três camadas. Os mais moderados, representados pela alta burguesia (grandes empresários) eram os Girondinos. Os radicais, representados pela baixa burguesia (pequenos empresários, profissionais liberais, entre outros) eram os Jacobinos. Por últimos, os camponeses e sans culotes, que representavam os trabalhadores rurais e urbanos.

Naquela época a França passava por uma grave crise econômica. Para solucionar o problema o primeiro e o segundo estado convocaram a Assembleia Geral dos Estados em maio de 1789, com participação do terceiro estado. Embora a representatividade do terceiro estado fosse muito maior, nessa assembleia foi definido que cada estado possuiria o direito somente a um voto, independentemente do número de representantes.

O primeiro e segundo estados permaneceram aliados, dessa forma alcançando os 2 votos necessários para qualquer decisão. Dessa forma, resolveram que para acabar com a crise francesa esses dois grupos permaneceriam com isenção de impostos enquanto o terceiro estado passaria a pagar mais impostos.

Como resultado desse evento o terceiro estado se rebelou e obteve êxito. Essa revolta culminou na proclamação da Assembleia Constituinte francesa (09/07/1789), na queda da Bastilha (14/07/1789) e mais tarde na formação da Convenção Nacional (20/09/1792) e a queda e execução do Rei Luís XVI na guilhotina (21/01/1793).

O surgimento das expressões “direita” e “esquerda”

Bom, e a esquerda e direita, onde entram nisso? Na assembleia Constituinte francesa, mais tarde substituída pela Convenção Nacional, os conservadores e moderados (clero, nobreza e Girondinos) sentavam-se à direita enquanto os reformistas e radicais (jacobinos, apoiados pelos sans culotes), à esquerda, e daí a origem dos termos “direita” e “esquerda”.

Assembleia constituinte francesa
Assembleia Constituinte: o rei sentado no trono, clero e nobreza (primeiro plano da imagem) sentados à direita do rei e os representantes do povo à esquerda.

Evidentemente, o termo e representantes dos espectros políticos foram sofrendo mudanças ao longo dos anos, e hoje alguns conceitos não se aplicam mais, embora a ideia principal por trás deste termo permaneça viva.

3 respostas

  1. Ei o terceiro estado como sendo os rurais e urbanos? Eles que derrubaram a monarquia e desencadearam a revolução Francesa? Are YouTube sure?

    Se não me engano, nos livros que li, a burguesia que causou a Revolução Francesa.

    1. Vivian, o terceiro estado não era representado somente pelos trabalhadores, mas também pela alta e baixa burguesia. De fato, o motor para a revolução francesa foi a burguesia, os quais contavam com o apoio desses trabalhadores que possuíam pouca voz na política, mas representavam a maior parte da população.

Deixe um comentário