recieri.com

Carro elétrico polui?

“Zero Emissões!”. “Carbono Zero”. Esses são alguns slogans simplificados e que já foram repetidos em campanhas de marketing de veículos elétricos. A verdade é que isso é uma “meia verdade”, afinal carro elétrico polui sim. Isso se não simplificarmos tanto os fatos. Apesar disso, os carros elétricos são sim menos poluentes que os convencionais. Entenda nesse texto.

O que é poluição

Primeiramente é importante definir o conceito de poluição. Então, vamos entender poluição como qualquer tipo de alteração ao meio ambiente (entenda mais o significado de meio ambiente clicando aqui) de ordem física, química ou biológica.

Então podemos ter diversos tipos, como a sonora, poluição do ar, solo, água, entre outras. Vamos considerar nesses texto somente a poluição causada por emissões de gases nocivos à atmosfera. Esses gases geralmente são medidos em equivalência de dióxido de carbono (CO2 eq.)

Emissões de um carro elétrico

As emissões causadas durante operação de um carro elétrico é zero. Ou seja, um veículo elétrico não emite gases enquanto está operando. Apesar disso, a geração de energia elétrica utilizada para seu carregamento causa sim poluição. Em outras palavras, ocorrem emissões de gases para gerar a energia elétrica que irá mover o veículo elétrico.

Então as perguntas que ficam são:

  • Qual a quantidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas por um carro elétrico?
  • Essa quantidade é maior ou menor que os veículos convencionais com motor à combustão interna?

Quantidade de emissões de GEE de um carro elétrico

Como já vimo no texto sobre o consumo e custo para rodar com um carro elétrico (clique aqui para ler o texto completo), o consumo médio desse tipo de veículo é de aproximadamente 6,5 km/kWh. Logo, parar rodar 1 km, um carro elétrico é necessário 0,154 kWh de energia.

Para cálculo das emissões da energia que recarrega um carro elétrico precisamos observar os dados da matriz elétrica. Dessa forma, os carros elétricos de países com a geração de energia mais limpa poluirão menos.

Como já foi tratado no texto “A geração de energia elétrica no Brasil é limpa?”, o Brasil é um dos países que menos emite GEE na geração de energia. Em tempos normais, e digo isso porque durante a atual crise hídrica as emissões são muito maiores devido ao uso das termoelétricas, o Brasil emite cerca de 90 kg CO2 eq./MWh (quantidade de 2019).

Enquanto isso, os números (dados de 2017) da União Europeia (UE), Estados Unidos (EUA) e China são muito piores:

  • UE: 341 kg CO2 eq./MWh;
  • EUA: 427 kg CO2 eq./MWh;
  • China: 691 kg CO2 eq./MWh

Dessa forma, as emissões correspondentes a energia utilizada na recarga das baterias dos carros elétricos são: no Brasil 13,9 g CO2 eq./km; na UE 52,5 g CO2 eq./km; nos EUA 65,8 g CO2 eq./km; na China 106,4 g CO2 eq./km.

Emissões carro elétrico

Comparativo de emissões com um carro à combustão interna

Estudo recente demonstrou que as emissões médias de um veículo à combustão interna em condições reais de uso são de 173 g CO2 eq./km. Ou seja, maiores que a do veículo elétrico, mesmo quando comparado com países que possuem a matriz elétrica bastante dependente de combustíveis fósseis, como a China (MORFELDT; DAVIDSSON KURLAND; JOHANSSON, 2021).

Sendo assim, quando comparamos com as emissões do carro elétrico, temos os seguintes resultados de redução de emissões:

Redução de emissões carro elétrico

Resultado Final

Sim! Carro elétrico polui, como a maioria das atividades antrópicas. Apesar disso, a redução das emissões são disruptivas, especialmente em países com a matriz elétrica limpa, como o Brasil, onde observamos 92% de redução das emissões.

Alias, o fator “matriz elétrica limpa” deveria ser um quesito a ser observado pelos países desenvolvidos para incentivar essa tecnologia em países em desenvolvimento como o Brasil. Sob o ponto de vista das emissões de GEE, faz muito mais sentido implantarmos esse tipo de tecnologia prioritariamente em países com a matriz elétrica limpa.

Por outro lado, esses números positivos podem ser reduzidos se considerarmos as emissões relacionadas à cadeia de produção das baterias que equipam esses tipos de veículos. Estudos indicam que as baterias que equipam os veículos elétricos causam um aumento de 15% das emissões de gases na etapa de fabricação dos veículos. Entretanto, esse será um assunto para outro texto.

Referência

MORFELDT, Johannes; DAVIDSSON KURLAND, Simon; JOHANSSON, Daniel J.A. Carbon footprint impacts of banning cars with internal combustion engines. Transportation Research Part D: Transport and Environment, [s. l.], v. 95, p. 5, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/J.TRD.2021.102807

Carro elétrico polui?

Compartilhe

Um pensamento em “Carro elétrico polui?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.