recieri.com

A geração de energia elétrica no Brasil é limpa?

A resposta categórica é: sim! Sim, ao menos se compararmos com os maiores países consumidores de energia no mundo. Além de limpa, o Brasil possui expressiva geração de energia elétrica renovável.

Matriz elétrica brasileira

Essa investigação inicia numa análise da matriz elétrica nacional. Segundo o SIGA (Sistema de Informações de Geração da ANEEL), em dezembro de 2020, apenas 7% da matriz elétrica brasileira utilizava petróleo ou carvão mineral como fonte de energia, os quais são os maiores responsáveis pelas emissões. Além disso, 83% da capacidade instalada no país utiliza energias renováveis. Esse conjunto de fatores contribui para uma baixíssima taxa de emissões em relação à energia gerada, contribuindo para a proteção do meio ambiente. O gráfico a seguir apresenta os dados da matriz elétrica brasileira.

matriz elétrica brasileira
Matriz elétrica brasileira (dez/2020)
Emissões de gases

As emissões são medidas numa relação entre geração de gás carbônico equivalente e energia produzida (kg CO2 eq./MWh). Embora a matriz elétrica não sofra grandes alterações ao longo de um ano, as emissões podem variar de acordo com a fonte de energia utilizada. Naturalmente, quando as termoelétricas são acionadas em maior número, a quantidade de emissões aumenta.

No ano de 2019, o Brasil emitiu 90 kg CO2 eq./MWh. Nos anos de 2018 e 2017 essa quantidade manteve patamar semelhante, 88 e 116 kg CO2 eq./MWh respectivamente. Para efeito comparativo, em 2017 esses número foram de 341 kg CO2 eq./MWh na União Europeia (UE), 427 kg CO2 eq./MWh nos Estados Unidos (EUA) e 691 kg CO2 eq./MWh na China, conforme detalhado no gráfico a seguir.

emissões de CO2
Emissões de gás carbônico eq. por MWh de energia elétrica gerada (dez/2020)
Palavras Finais

Dessa forma, além de utilizar fontes renováveis, o Brasil é destaque no mundo ao emitir cerca de 76% menos gás carbônico que a média das maiores potências do planeta na geração de energia elétrica. Essa vantagem nos torna um mercado potencial ainda maior para redução das emissões por meio da substituição de máquinas e equipamentos operados com o uso de combustíveis fósseis por outros elétricos, como por exemplo, a frota de veículos.

Para saber mais:

Geração de energia sustentável

Uma resposta

Deixe um comentário