Este texto é uma parte do Resumo do Capítulo 3 do Guia da Certificação CP3P-P. Para conferir todas as partes do Capítulo 3 clique aqui.

O exame para certificação CP3P é aplicado pela APMG International. Clique aqui para saber mais.
cp3p

Atenção: Esta é uma adaptação de um trabalho original do ADB, BERD, BID, IsDB e WBG. As opiniões e opiniões expressas na adaptação são de responsabilidade exclusiva do autor da adaptação e não são endossadas pelas organizações acima. Se você desejar acessar todos os capítulos do guia original, clique nesse link aqui.

ADB, EBRD, IDB, IsDB, and WBG. 2016. The APMG Public-Private Partnership (PPP) Certification Guide. Washington, DC: World Bank Group. License: Creative Commons Attribution CC BY 3.0 IGO

11 Plano de Gerenciamento e Governança do Projeto – Project Management Plan and Project Governance Considerations

Antes de seguir para a próxima fase, um cronograma precisa ser desenvolvido, bem como algumas outras tarefas. Isso irá:

  • Servir de base para requisição de propostas de consultores externos, se necessário.
  • Ajudar o governo a identificar consequências e riscos associados ao cronograma proposto na fase seguinte.
  • Permitir o desenvolvimento de um plano de ação para obtenção de licenças, aprovações ambientais e outras condições precedentes (ex: disponibilidade de área), bem como aspectos relevantes a serem testados nas diligências.

O plano deverá conter:

  • Datas alvo
  • Datas intermediárias
  • Duração da próxima fase
  • Lista de tarefas
  • Resultados esperados
  • Prazo limite para cada tarefa e aprovações necessária

Também é importante desenvolver uma versão preliminar de um documento com o programa de trabalho para o ciclo completo de desenvolvimento do projeto até a adjudicação do contrato, incluindo um cronograma global.

O cronograma poderá ser um fator decisivo para avançar ou não com o projeto. Analisar experiências em projetos similares pode ser um bom ponto de partida para estimá-lo.

A comunicação e gerenciamento das partes interessadas é outro fator relevante. É importante avaliar desde cedo o engajamento dos tomadores de decisão de diferentes aprovações que serão necessárias ao longo do projeto, tais como: sociais, ambientais, econômicas, financeiras.

Essa avaliação pode ser realizada por meio de feedbacks sobre as necessidades e o tempo estimado para cada aprovação.

Os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto também precisam estar claros nessa fase. Isso inclui a disponibilidade necessária do time que atuará no projeto e consultores externos que serão necessários para permitir uma estimativa orçamentária.

Esses planos devem ser desenvolvidos com base em boas práticas de gerenciamento de projetos, tais como as previstas no Project Management Body of Knowledge (PMBOK) ou PRINCE2.

A seguir, alguns elementos chave para o Planejamento do Gerenciamento do Projeto e Estratégia de Governança:

  • Definir um programa de trabalho detalhado para a próxima fase (Avaliação) e outro preliminar para as fases de Estruturação e Licitação.
  • Classificar as fraquezas de informações e outros riscos e ameaças, bem como planejar uma estratégia para lidar com elas.
  • Incluir uma análise das partes interessadas e plano de comunicação interno e externo.
  • Definir as capacidades necessárias e um plano para formação do time de desenvolvimento habilitado para as próximas fases.

Confira as 15 partes do capítulo 3 na lista abaixo:

Deixe um comentário