Este texto é uma parte do Resumo do Capítulo 4 do Guia da Certificação CP3P-P. Para conferir todas as partes do Capítulo 4 clique aqui.

O exame para certificação CP3P é aplicado pela APMG International. Clique aqui para saber mais.
cp3p

Atenção: Esta é uma adaptação de um trabalho original do ADB, BERD, BID, IsDB e WBG. As opiniões e opiniões expressas na adaptação são de responsabilidade exclusiva do autor da adaptação e não são endossadas pelas organizações acima. Se você desejar acessar todos os capítulos do guia original, clique nesse link aqui.

ADB, EBRD, IDB, IsDB, and WBG. 2016. The APMG Public-Private Partnership (PPP) Certification Guide. Washington, DC: World Bank Group. License: Creative Commons Attribution CC BY 3.0 IGO

11 Avaliação da Viabilidade Fiscal (Modicidade) – Assessing Fiscal Feasibility (Affordability)

As PPPs produzem consequências fiscais de longo prazo para os governos. A busca pela modicidade significa acomodar as responsabilidades diretas e os passivos contingentes dentro das restrições orçamentárias governamentais.

11.1 O Processo de Análise da Viabilidade Fiscal – The Process of Analyzing Fiscal Feasibility (affordability)

O primeiro passo para essa análise é a identificação das responsabilidade assumidas pelo governo ao longo do contrato. A periodicidade mínima dessa identificação é de 1 ano.

Existem 3 diferentes perspectivas para a análise de viabilidade fiscal:

Fluxo de caixa dos compromissos governamentais x Receitas fiscais

Comparação dos custos dos projetos com as receitas fiscais anuais do governo para verificar se estes novos custos podem ser acomodados.

Muitas vezes as estimativas de receitas do governo são de médio prazo (3 anos). Nesse caso, pode ser razoável estimar as subsequentes com base nas taxas de crescimento do PIB.

Fluxo de caixa dos compromissos governamentais x Dotações orçamentárias da agência/setor/orgão

Comparação dos custos dos projetos de uma agência/setor/orgão específico em relação a sua dotação orçamentária dentro do orçamento geral.

Esse exercício permite verificar se existe espaço fiscal para os compromissos diretos e indiretos a serem assumidos.

Da mesma forma que o item anterior, pode ser necessário realizar projeções orçamentárias, caso estas não existam.

Avaliação de conformidade dos limites e restrições orçamentários

Muitos países criam limites para os comprometimentos com PPPs.

Esses limites podem estar relacionados ao PIB ou ainda sobre as receitas governamentais, este último caso é a forma adotada pelo Brasil.

Dessa forma, essa avaliação verifica justamente se esses limites legais estão sendo cumpridos, ainda que existam imperfeições nestes sistemas.

11.2 Objetivos e Resultados da Avaliação da Viabilidade Fiscal – The Output of the Fiscal Feasibility Analysis

Os dois principais objetivos da avaliação de viabilidade fiscal são:

Esses resultados possuem aspectos em outras avaliações, como a comercial que terá suas receitas limitadas ao espaço fiscal para a PPP.


Confira as 24 partes do capítulo 4 na lista abaixo:

Deixe um comentário